Devaneios de um Caminhante Solitário

20 março, 2006

As Críticas Comunistas às escolhas de Cavaco

PCP ataca Cavaco pelas escolhas para o Conselho de Estado

Mais uma vez, o PCP critica. Todos os dias, as notícias ligadas aos “Comunistas” são sempre: PCP critica, PCP acusa, PCP discorda. Propostas? Nenhuma. Afinal, a oposição serve para… criticar. E os Comunistas Portugueses fazem-no melhor que ninguém.

Ainda que, neste caso das escolhas de Cavaco para o Conselho de Estado, pudessem ter alguma razão, dado a quebra de uma espécie de “costume institucional dos PRs”, ninguém se importa muito com isso. Afinal, a escolha é do PR, e o próprio sentido do Conselho de Estado é de auxilio em situações “delicadas” e que, por isso, os seus membros são da extrema confiança do PR.
No Conselho de Estado procura-se ajudar o Chefe de Estado a… tomar decisões. Não a criticar.

4 Comments:

  • seria um uso, não um costume.

    By Blogger Pedro Malaquias, at 21 março, 2006 02:54  

  • Para o caso, a diferença é demasiado ténua para se entrar nesse tipo de perfeccionismos. É só uma questão de "conviccção de obrigatoriedade".

    By Blogger Caminhante Solitário, at 21 março, 2006 15:06  

  • Só um caso de convicção de obrigatoriedade? Só? Apenas? É essa a pequena diferença que leva a que o problema tenha, ou não, relevância jurídica.

    Porém, nem esta questão se coloca, já que estamos a falar de um acto político, não sujeito a fiscalização..

    By Blogger Pedro Malaquias, at 21 março, 2006 18:44  

  • É precisamente por “esta questão nem sequer se colocar” que, para o efeito (leitores que não estudam ou estudaram Direito, e melhor entendimento do sentido do post), optei por utilizar a palavra “costume” – perceptível ao senso comum das pessoas – do que a palavra “uso” – que, efectivamente, seria a mais correcta de se empregar.

    By Blogger Caminhante Solitário, at 22 março, 2006 02:43  

Enviar um comentário

<< Home