Devaneios de um Caminhante Solitário

09 março, 2006

A Oitava Maravilha do Mundo

As 7 Maravilhas do Mundo, foram obras de Arte e Arquitectura vistas pelos Gregos e pelos Romanos como as mais extraordinárias estruturas da antiguidade.

1. As Pirâmides do Egipto, construídas em Gizé durante a 4ª Dinastia (aprox. 2680-2544 AC) são a mais antiga das 7 maravilhas, e são também a única que permanece intacta até aos nossos dias.
2. Os Jardins Suspensos da Babilónia, construídos pelo Rei Nebuchadnezzar II cerca do ano 600 AC, eram uma série de terraços ajardinados com a forma de uma montanha.
3. A Estátua de Zeus (séc.V AC) com 12 metros de altura, esculpida pelo grego Phidias, foi a peça central do Templo de Zeus em Olímpia na Grécia.
4. O Templo de Artémis no Éfaso (356 AC), que combinava um tamanho grandioso com uma ornamentação elaborada. Foi destruído pelos Godos em 262 DC.
5. O Mausoléu de Halicarnasso (aprox. 353 AC) foi um túmulo monumental feito em mármore, decorado pelo melhor escultor da época, para o Rei Mausolus de Caria, na Ásia Menor. Apenas restam alguns fragmentos.
6. O Colosso de Rhodes era uma estátua de bronze com 30 metros de altura, e representava o Deus Grego do Sol, Helios. Foi eregida em 280 AC para guardar a entrada do porto de Rhodes. Foi destruida 55 anos depois.
7. O Farol de Alexandria (aprox. 280 AC), localizado numa ilha do porto de Alexandria, Egipto. Foi um farol famoso com mais de 134 metros de altura. Foi destruído no séc. XIV.


Sempre tive um fascínio especial por estas obras idílicas. Para mim, sempre representaram a Perfeição a que o Homem pode atingir (ou mais se aproximar, dado que a perfeição não existe), o puro equilíbrio e o orgulho das civilizações.
Há dias em que dou comigo a pensar que, se nos dias de hoje se constituísse uma lista do género, quais seriam as obras contempladas? Torre Eiffel, World Trade Center (se ainda estivesse de pé…), Ponte Vasco da Gama? Como não se pode incluir nessa lista de “templos culturais” instituições, pelo menos a “Catedral” deveria lá estar… Os benfiquistas sabem do que falo… A Oitava Maravilha do Mundo!

A noite de ontem foi qualquer coisa de fantástico. Atingiu a perfeição de uma maravilha do mundo. Num autêntico “inferno”, os “nossos” superaram as suas próprias forças e mostraram que o nosso Portugal é um País de conquistadores corajosos, capazes de fazer das adversidades as suas próprias forças.
Mais do que nunca faz sentido dizer que a coragem é a arma dos audazes. Porque o Benfica “will never walk alone”.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home