Devaneios de um Caminhante Solitário

12 março, 2006

A Perplexidade

O Tribunal de Fafe procede segunda-feira à repetição de uma parte de um julgamento em que Fátima Felgueiras foi condenada, em 2005, pelo crime de difamação

Como é possível esta senhora – ladra, fugitiva, chamam-lhe o que quiserem porque tudo o que lhe chamarem será justificado – só ser acusada de um crime de… difamação?
É nesta alturas em que eu, estudante do curso de Direito, pergunto: estou a estudar afincadamente para entrar em que sistema? Será que compensa roubar todos os portugueses, fugir para o Brasil e regressar completamente impune (dando, inclusive, entrevistas a televisões portuguesas pelo meio)? Será que ainda há Justiça em Portugal?

4 Comments:

  • Luis, Luis... curso de Direito, meu caro. Presunção de inocência!

    Como é que podes ser advogado quando atiras o barro à parede dessa maneira? Tens de ter calma. Eu sei que ainda não és advogado e que, se calhar, podes nem querer vir a sê-lo, mas tenta opinar sem te meteres em alhadas e alheiras que dão processos por... difamação!

    By Blogger JAS, at 14 março, 2006 22:50  

  • Como referi no comentário do post entitulado "A Mentirosa", o facto dela ter fugido para o Brasil, basta-me para não acreditar na sua inocência. Bem sei, mais juridicamente falando, que isso não basta. Mas ambos sabemos que um processo de difamação não é posto "assim": há que ter visibilidade em termos de comunicação social e, além disso, fundamento da acusação (e isso, todos somos capazes de o fazer...)
    Até lá, "protejo-me" pelo tão-falado-ultimamente preceito constitucional "Liberdade de Expressão"

    By Blogger Caminhante Solitário, at 15 março, 2006 00:27  

  • Eu sei, mas de qualquer modo é um bom treino para o caso de algum dia escreveres num meio de comunicação social.

    Quando à possibilidade de ilidir a presunção de inocência, essa deve ser feita única e exclusivamente pelos tribunais, como tu bem sabes.

    By Blogger JAS, at 15 março, 2006 12:38  

  • Espero, pelo menos, ter a sorte de escrever (se isso chegar a acontecer, o que duvido) em jornais um pouco melhores que 24 horas e afins.
    Quanto à presunção ilidível, deixa-me, num blog, dar... a minha opinião!

    By Blogger Caminhante Solitário, at 15 março, 2006 19:43  

Enviar um comentário

<< Home