Devaneios de um Caminhante Solitário

01 abril, 2006

A Igreja Católica

O Papa Bento XVI alertou hoje contra a tentação de se dar mais importância à ciência e tecnologia que aos valores humanos, quando falava num seminário organizado pela Congregação do Vaticano para a Educação Católica.
O Vaticano opõe-se ao aborto, à fertilização in vitro (considera a reprodução medicamente assistida como prática imoral por atentar contra a lei natural) e à eutanásia, defendendo que a vida humana começa na concepção.


Quando é que será que o Vaticano (finalmente) se adaptará ao mundo contemporâneo e deixa de lado as políticas "inquisidoras" que tanto contribuem para um cada-vez-mais afastamento das populações das igrejas? Numa altura que se assite a um acentuar do chamado "choque civilizacional", era importante uma igreja "ocidentalizada", que contribuísse para a paz, diálogo e temperança entre as nações...

4 Comments:

  • E se Cristo hoje voltasse, alguém o deixaria falar? Alguém o ouviria?

    By Blogger Scorpio, at 01 abril, 2006 20:46  

  • Penso (espero, pelo menos...) que sim. Afinal, Cristo foi um profeta que "espalhou" a mensagem a Homens que precisavam de ouvir esperança num mundo dominado pelo terror, guerra e caos, tão semelhante aquele que, em certas partes do globo, temos vindo a assistir.

    By Blogger Caminhante Solitário, at 02 abril, 2006 02:57  

  • ..

    Chega a ser confrangedor o desfasamento que a Igreja católica mantem relativamente a determinadas matérias sociais - preservativo, igualdade de géneros etc.

    Regionalização

    By Blogger Antonio Almeida Felizes, at 02 abril, 2006 15:58  

  • E é por causa desse mesmo desfasamento que o Vaticano teima em manter que se assiste, cada vez mais, a um crescente desinteresse e crescente ateísmo por parte da população.

    By Blogger Caminhante Solitário, at 03 abril, 2006 00:49  

Enviar um comentário

<< Home