Devaneios de um Caminhante Solitário

12 abril, 2006

Os Pseudo-Mourinhos

Estive hoje na Fnac e aproveitei para folhear um daqueles estúpidos livros sobre José Mourinho. Muito semelhante com o que se fez em relação ao “Código da Vinci”, aproveita-se o sucesso de alguém para se multiplicar os livros a seu respeito, explorando todos e quaisquer temas, quer sejam interessantes, quer não.
O livro que folhei tem por título “Mourinho: Porquê tantas vitórias?” e é de quatro “personagens” chamadas Bruno Oliveira, Nuno Amieiro, Nuno Resende, Ricardo Barreto, todos eles licenciados em “qualquer coisa do Deporto”. Estes “doutos”põem a escrito toda uma análise científica de um método supostamente utilizado por Mourinho e que lhe permite “tantas vitórias”. É uma análise que ao tentar ser demasiado complexa - puramente inacessível a quem não seja uma autêntica mente brilhante - acaba por cair no mais desprezante ridículo.
Achei tão absolutamente “genial” que decidi transcrever uma parte daquilo que se pode encontrar, em geral, no livro: “Este princípio metodológico fundado na concretização dinâmica da metodologia de José Mourinho pode ser designado por Princípio da alternância horizontal em especificidade. Há uma invariância de preocupação – a operacionalização do modelo de jogo – mas a escala a que isso vai acontece vai ser diversa”.
Perceberam? Será que… Mourinho percebeu?
Será que alguém, no seu bom senso e antes de folhear o livro, compra?

4 Comments:

  • Pânico! Esse livro é de leitura obrigatória na cadeira de "Fundamentos de Gestão" [sim, os engenheiros também tem que ter bases de gestão]...

    Ainda não o comprei, tencionava aproveitar as férias Páscoa para o fazer. Estou a ver que vou ter muito material para o meu blog...

    Abraço,

    Gervásio

    By Anonymous Gervásio, at 12 abril, 2006 16:21  

  • Tem calma, nem tudo é mau! Sempre tens no livro uma curta entrevista ao Mourinho. o problema é que é seguida por uma "dissecação cuidadosa" por parte dos autores... Definitivamente, ainda bem que não estou em engenharia...

    By Blogger Caminhante Solitário, at 12 abril, 2006 17:06  

  • o livro josé mourinho porquê tantas vitórias, é um livro para pessoas que vêem o bem nas coisas e não o "mal". servir é uma arte superior, como tal só acessível a seres humanos racionais.

    By Anonymous Anónimo, at 17 abril, 2006 23:25  

  • Caro Anónimo, provavelmente não leste o livro e andas a mandar uns "bitaites". Ainda assim, se o leste, adorava ver-te a explicar o que aquelas mentes brilhantes (licensiadas!) querem dizer. Eu, sinceramente, não percebi nada e diverti-me a não perceber o que é, pura e simplesmente... ridiculo! Se anónimas inteligências - que nem sequer têm a destreza de assinar os seus comentários - perceberam... ainda bem!

    By Blogger Caminhante Solitário, at 18 abril, 2006 01:30  

Enviar um comentário

<< Home