Devaneios de um Caminhante Solitário

05 maio, 2006

A Contratação de Habitantes

As primeiras famílias oriundas do Brasil com que a Câmara Municipal de Vila de Rei pretende inverter a tendência de desertificação do concelho chegaram hoje.

Caros cidadãos cidadãos portugueses, realmente, estamos a viver no fim do mundo! Quando pensamos que este país já deu tudo o que tinha a dar em termos de se auto-colocar em posições absolutamente... ridículas e até mesmo humilhantes, enganamo-nos. Não queria acreditar quando li mas, realmente, esta é uma notícia completamente inacreditável. Parece que, ao ponto em que "isto" chegou, andamos agora a contratar cidadãos brasileiros para repovoar o nosso país! Não sei se recebem alguma contrapartida por ter de passar a viver deste lado do Atântico mas, com atitudes destas, (e por mais que me custe dizê-lo), devem, legitimamente, receber uma indemnização considerável porque vêm literalmente para o terceiro mundo...

P.S.- Já agora poderiam investir antes nos chineses. Devem ter um preço de mercado mais baixo (o que com o défice que temos tem de ser um factor em consideração) e têm sempre a vantagem de se reproduzirem mais facilmente e em maior número...

7 Comments:

  • Num país com uma população sem carências, sem problemas de habitação e de emprego, com um nível de vida superior como o nosso... precisamos de importar pobrezinhos para sermos mais cooperantes e solidários... É a bondade da sra. Presidente PSD de Vila de Rei em acção! No concelho, quem não é alaranjado tem q fazer de conta q é para se ir "safando" na vida ou as portas fecham-se mas ela dedica-se ao Import de brasileiros. Magnífico!

    By Blogger Cãocompulgas, at 05 maio, 2006 04:12  

  • Na reportagem apresentada na televisão(não me lembro em que canal estava no momento)passei de embasbacado, a aturdido ao ver a aura altaneira da Pesidenta da Camara.
    Com as devidas proporções históricas a serem levadas em contam, seria assim que os Senhores dos Engenhos se sentiriam, quando chegava mais uma leva de Africa para a sua plantaçao de cana no Brasil.
    Legalização sim!! Povoamento?..ainda não consigo engolir uma destas.

    By Anonymous VC, at 05 maio, 2006 13:06  

  • Muito bom!! Pensar antes nos outros!...


    Quais são as razões apontadas para justificar a escolha? Se o principal ideia é ajudar, não se deveria começar pelo nosso próprio país?

    Já agora...se o objectivo é repovoar a zona...então esses brasileiros estão "proibidos" de sair de lá?... Não será que a tentação de sair de lá [que motivou muitos outros a faze-lo, ou não estaria a ficar deserto...] vai ser mais forte???

    Rídiculo.

    By Anonymous pdf, at 05 maio, 2006 13:13  

  • Aprovo a medida. Não sei se repararam, mas as pessoas em causa não eram sem abrigos, mas sim pessoas altamente educadas (a maioria delas com cursos superiores), que não conseguiam ter um nível de vida decente (o Brasil não é, decididamente, um país exemplo). Se é difícil, trazer portugueses para as terrinhas, porque não chamar outros povos?

    Quanto às contrapartidas, a viagem, o emprego assegurado e lugar na escola para as crianças foram as promessas.

    Se tudos os nossos imigrantes viessem para Portugal para trabalhar e ganhar a vida de forma honesta, muitos dos problemas que temos quanto à imigração acabariam por desaparecer.

    By Blogger Pedro Malaquias, at 05 maio, 2006 18:17  

  • Estou tão atónito como embasbacado...nem sei que pensar...Agora "importamos" famílias, é? Será que estamos numa posição de pleno emprego e de fartura? Foram dadas as mesmas oportunidades a famílias portuguesas e recusaram? Por isso fomos buscá-las ao estrangeiro?

    By Blogger tarirari, at 05 maio, 2006 18:29  

  • Bom, parece que chegou a altura de intervir.
    Cãocompulgas: "quem não é alaranjado tem q fazer de conta q é para se ir "safando" na vida ou as portas fecham-se" - sinceramente, nem sequer sabia que existia uma terriola chamada "Vila de Rei". Ainda assim, essa sua descrição assenta como uma luva numa certa ilha portuguesa onde não se festeja o 25 de Abril por imposição governamental...

    VC: eu também não consigo engolir uma destas...

    PDF: Não sei se parte deste projecto consiste ou não numa espécie de "The Village de Night Shyamalan" (viste o filme?) em que a comunidade estava isolada do resto da civilização. Se assim não for, a contratação destes brasileiros será um trampolim para virem servir cafés em... Lisboa.

    Tarirari: de facto gostava de saber se estas regalias foram propostas aos próprios portugueses antes de se avançar para a importação de habitantes estrangeiros... Eu pelo menos não ouvi nada...

    PP: Como sempre, tens de estar do "contra". Ainda bem! A questão nem chega a ser um problema de imigração! É a de importarmos (quais produtos) habitantes brasileiros para povoar o nosso país. Mais ridiculo seria impossível. Até poderiam ser contratadas modelos brasileiras para Vila de rei, mas seria sempre e de qualquer forma inconcebível (ou, neste caso, talvez não...)
    Se eles não conseguem ter um nível de vida decente por viverem naquele país, tenho muita pena mas... azar o deles. Eu também não tenho o nível de vida de um sueco ou de um inglês e, para já, não recebi nenhuma proposta para lá habitar... Decerto se oferecessem aos... portugueses as condições que estão a oferecer aos brasileiros, muitos Tugas iriam viver para Vila de Rei. Ah, e ainda tinham direito a uma viagem grátis ao Brasil. Afinal, não se pode ofender o principio da igualdade...

    By Blogger Caminhante Solitário, at 05 maio, 2006 22:35  

  • Caminhante: o problema é que não é só na ilha...
    Vila de Rei é um caso flagrante e conheço vários casos lá... inclusive nos serviços da Câmara há tanto afilhado, familiares e relativos q não imagina! Os q não são... pois é... andam no psicólogo.

    By Blogger Cãocompulgas, at 06 maio, 2006 01:01  

Enviar um comentário

<< Home